sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Divina Providência discute convivência com o Semiárido em capacitação com famílias agricultoras

Famílias da comunidade Pompéia e adjacências participam de capacitação.
Foto: Luciane Barros
Nos dias 28 e 29 de outubro aconteceu na comunidade Pompéia, município de Brumado, a capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), envolvendo as famílias que conquistaram as cisternas de consumo humano do Programa Um Milhão de Cisternas, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Associação Divina Providência, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A formação faz parte do processo de construção de cisternas, sendo uma das atividades do projeto, que objetiva orientar as famílias sobre os cuidados necessários com os reservatórios, aprendendo a gerenciar e utilizar a água de forma consciente. Além disso, são formadas para o exercício da cidadania, compartilhando conhecimentos e práticas e se tornando os principais sujeitos de convivência com o Semiárido.
Momento de animação. Foto: Luciane Barros

Durante os dois dias de atividades, o instrutor, além de apresentar as tecnologias sociais de captação de água de chuva, trabalham questões como a importância e preservação da água e do meio ambiente, benefícios da água limpa para a saúde, e os cuidados que cada família deve ter para manter sua água limpa e adequada para o consumo humano.

Dona Eny Machado, participante do curso e moradora da comunidade Conceição ressalta a importância das cisternas e do trabalho da entidade para as famílias que moram no Semiárido. “Essa cisterna é de grande valor para os homens e mulheres que moram na zona rural, onde vamos captar a água para o consumo humano. É um trabalho muito bonito da Divina Providência, favorecendo as famílias do campo, com uma água de qualidade, sabendo a procedência da água que está utilizando, além de não ter a preocupação em está buscando água em outras localidades, afirma a agricultura.




Por Luciane Barros
Comunicadora Popular
P1+2/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário