sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Divina Providência realiza encontro de avaliação com as famílias

Cerca de 40 pessoas da comunidade Boi Morto avaliação atividades do P1+2.
Aconteceu no dia 23 de outubro, nas comunidade Boi Morto, município de Brumado e Curral Velho, município de Rio do Antônio-Bahia, o encontro de avaliação e entrega de termos com as famílias que conquistaram as tecnologias de produção de Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Associação Divina Providência, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Equipe da Divina Providência entrega os termos às famílias.
A encontro teve como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelo programa no município, além de fazer a entrega dos termos para as famílias. As tecnologias são uma conquista da família, no entanto, é importante que valorize o que tem na propriedade e comece a produzir alimentos de qualidade, proporcionando segurança alimentar e nutricional para a família.

Através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), muitas famílias estão tendo acesso à água para produção de alimentos no Semiárido. Associadas ao processo de formação, as tecnologias sociais criam melhores condições para que agricultores e agricultoras fortaleçam seus sistemas de produção, gerando segurança alimentar e nutricional. 

Na oportunidade, foi entregue a sistematização de experiências o “Candeeiro” na Comunidade Curral Velho, realizada na casa de farinha. A estrutura da fábrica de farinha é simples, mas a atividade já acontece há 15 anos, através da Associação de Pequenos Agricultores do Curral Velho, que atualmente conta com 48 associados. No período da safra da mandioca, cerca de 40 pessoas, entre homens e mulheres, se reúnem diariamente, fazendo o trabalho artesanal e histórico, além de preservar a tradição de fazer farinha, nas casas de farinha, local onde se transforma a mandioca em diversos produtos, que destinarão para a alimentação de diversas pessoas da região.
 
Comunicadora popular do P1+2/MDS entrega sistematização a
Comunidade Curral Velho.



Por Luciane Barros
Comunicadora Popular
P1+2/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário