segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Educadora fala sobre as dificuldades para trabalhar a educação contextualizada nas escolas

No dia 10 de Outubro o Programa Vozes do Semiárido convidou a professora Elianar Guimarães, que já possui um vasto conhecimento nas ações de convivência com o Semiárido para falar sobre o tema educação contextualizada. 

Inicialmente ela ressaltou que trabalhar com uma educação contextualizada não é fácil, mas existem muitas discussões em relação à contextualização, embora de maneira ainda muito tímida. “Educação contextualizada é aquela educação que aproxima o aluno de sua realidade e que o leva a compreender o que é importante para ele, exemplificando algo que ele vive no seu dia a dia, ou seja, é uma educação para a vida”, conceitua a educadora Elianar Guimarães.

Durante sua explanação, ela destacou que a educação contextualizada deve ser introduzida em todas as regiões do país, pois cada localidade possui determinadas características. Como por exemplo, a vegetação do nordeste e do norte brasileiro que são completamente diferentes e, no entanto não são utilizadas para trabalhar os assuntos da realidade vivida nestas localidades. E ainda fez um apelo à comunidade escolar para que analise e escolha os livros didáticos que pelos menos aproximam mais da realidade dos alunos.

O Programa Vozes do Semiárido aproveita a presença de Elianar no programa e parabeniza aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras. A vocês, o nosso simples, mas eterno obrigado e um feliz dia do professor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário