quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Papel da Mulher na Agricultura Familiar e nos Trabalhos de Convivência com o Semiárido


A primeira participação feminina no nosso programa foi especial, convidamos a colega animadora de campo Neia, ela que é a única mulher na divina Providência a Desenvolver essa difícil função. Afinal, em cima de uma moto deve enfrentar os desafios do clima e do caminha para chegar aos beneficiários dos programas.
Essa disparidade vista na Divina Providência não é diferente no semiárido, apesar de serem maioria nas famílias ainda são os homes a se destacar na contribuição da renda familiar.
O trabalho da mulher não pode ser visto como uma simples ajuda, até porque elas trabalham mais do que os homens. De acordo com a organização internacional do trabalho – OIT – os homens trabalham e média 53 horas por semana, já as mulheres trabalham 58 horas semanais isso acontece porque as mulheres além de exercer alguma atividade profissional, ainda são responsabilizadas pelas tarefas domésticas.
As mulheres representam cerca de 52 % da população brasileira, ou seja o brasil é formado por mais mulheres do que homens. Apesar disso, ainda existe na nossa sociedade a cultura patriarcal onde os homens possuem melhores oportunidades de emprego, ganham mais do que as mulheres e também não são obrigados a fazer tarefas domésticas como lavar prato, lavar roupa, cozinhar, cuidar da casa, cuidar das crianças...
Essa relação desigual entre os sexos infelizmente também está presente no semiárido, mas todo esse preconceito não desencoraja as mulheres sertanejas, elas estão indo a luta e conquistando uma vida melhor. Mulheres que tem essa determinação para desenvolver atividades que antes eram desenvolvidas apenas por homens são chamadas de agricultoras experimentadoras, elas são chamadas assim porque tendem a experimentar novas formas de cultivar a terra e de se posicionar na sociedade.
Neia como animadora de campo reafimou e suas falas o paragrafo acima e ressaltou que quando há participação da mulher a família se destaca na comunidade. Nós da Divina Providência nos comprometemos em ajudar nessa mudança!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário