quarta-feira, 30 de julho de 2014

Projeto Mais Água


Na semana seguinte, 27/06, foi a vez do colega Fabiano Freitas contar um pouco sobre sua trajetória de vida em Convivência com o Semiárido. O coordenador do projeto Mais Água desenvolvido na Associação Divina Providencia.
O projeto em questão atua em cinco diferentes municípios com 8 diferentes tecnologias. E não diferente dos demais projetos da divina, este também atua em parceria com a ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro) e obtém recursos da sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social  e Combate à Pobreza ) e do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
A experiência do projeto aguadas em 2010/2011, um convênio com o estado da Bahia através do ingá, demonstrou, na prática, que é possível utilizar de maneira ampla uma gama de tecnologias diferenciadas e apropriadas para cada região do estado, com o intuito de armazenar a água da chuva, impulsionar o processo produtivo e melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras.
O projeto foi concebido tendo como fundamento principal o aproveitamento da água da chuva para a produção de caprinos, ovinos, hortaliças e fruteiras. Além do sucesso das experiências desenvolvidas o projeto demonstrou viabilidade e metodologia adequada para a utilização de cisternas de produção, barreiros trincheira familiares e comunitários, bombas populares, tanques de pedra e limpeza e aprofundamento de aguadas.
Vale ressaltar que esse projeto tem o propósito de mudar a realidade de 135 municípios baianos. Em todo o estado, o projeto mais água construirá 15.655 tecnologias, que beneficiarão 21.235 famílias em toda a Bahia.
O projeto tem a meta de terminar suas atividades no mês de outubro deste ano.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário