sexta-feira, 25 de julho de 2014

Trabalho Infantil


O roteiro do programa do dia 16/06 levantou o tema sobre O trabalho infantil. As comemorações do dia 12 de junho foram ofuscadas pela copa do mundo. O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como dia mundial contra o trabalho infantil em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. No brasil, o 12 de junho foi instituído como dia nacional de combate ao trabalho infantil pela lei nº 11.542/2007.
O símbolo da campanha é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), ícone da luta contra o trabalho infantil. O cata-vento tem um sentido lúdico e de alegria, que deve estar presente na vida das crianças. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil.
No meio agrícola, este fato aumenta principalmente devido a fatores como dificuldades financeiras geralmente geradas pela seca, obrigando os menores a trabalhar em diversas frentes de trabalho em busca de melhorar a renda familiar. Entretanto a mudança no cenário nordestino que tanto falamos aqui nos dá respaldo para afirmar que no nordeste brasileiro esse paradigma vem perdendo força. As formas de trabalho que vimos percebendo ao longo das atividades de campo são de crianças que ajudam seus pais nas lavouras ou trabalhos de casa para ajuda-los, não sendo obrigados a fazer para o ganho de dinheiro.
Esperamos que de maneira vertiginosa esse tipo de trabalho se extinga, pois lugar de criança é na escola.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário