sexta-feira, 25 de julho de 2014

Projeto P1MC


No segundo programa ‘Vozes do Semiárido’ nós conversamos um pouco com o coordenador do programa P1MC, Marcondes Leite, o qual já tem uma longa caminhada junto a Divina providência onde já foi monitor, pedreiro, membro das comissões municipais, animador e hoje coordena o programa que tem o objetivo de levar água de qualidade a região do semiárido. a cisterna é garantia de água para beber e cozinhar durante a estiagem, sem precisar pegar nem pedir favor a ninguém.
Atualmente, para conquistar a cisterna, basta que as famílias residam na zona rural do semiárido, tenham o perfil cadúnico e o número de identificação social (NIS), um cadastro que permite a participação nos projetos e programas do governo federal.
Desde que surgiu, em 2003, até os dias de hoje, o p1mc construiu 527.438 mil cisternas, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. Se levarmos em conta as construções de cisternas por outros projetos que não o p1mc, mas utilizando a tecnologia disponibilizada neste programa teremos cerca de 700 mil cisternas construídas.
Marcondes contou pra gente como surgiu este programa que antigamente beneficiava poucas famílias e das respostas positivas obtidas, hoje pode-se falar em universalização que é o acesso a um número maior de famílias podendo pensar até no total da região caso prevenção os requisitos supracitados.
O coordenador destacou ainda a importância da participação das famílias em todo o processo onde os maiores beneficiários serão eles mesmos, através das capacitações e também na participação das construções.
Explicou ainda sobre as ações executadas nos municípios de Brumado, Rio do Antônio e as dificuldades como o desafio de chegar a todas as famílias.
Esperamos, com esse programa, ter tirado as dúvidas de vocês sobre o P1MC. Caso tenha alguma dúvida deixe sua pergunta nos comentários que responderemos assim que possível.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário