sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Militante do Levante Popular participa do Programa Vozes do Semiárido

Estamos em um período especialmente oportuno para a reflexão sobre a democracia. Participar e ser ouvido sobre as decisões que vão afetar diretamente a sua vida é o norte do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. No programa Vozes do Semiárido dessa sexta-feira aproveitamos o momento para falar sobre o Plebiscito Popular e quem falou conosco foi Wamberg Barros, militante do Levante Popular da Juventude, grupo que vem encabeçando os debates sobre o plebiscito popular em várias regiões do país.

Na semana da pátria, do dia 1º ao dia 7 de setembro, em todo o Brasil, será realizado o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para a Reforma do Sistema Político. Em Brumado as urnas serão espalhadas e colocadas em locais de grande movimento, como a feira livre, para que o povo responda sim ou não para a construção de uma constituinte exclusiva e soberana, composta por cidadãos eleitos exclusivamente para mudar este sistema político que tanto desagrada à população.


A iniciativa, dos movimentos sociais, nasceu após as manifestações populares de junho de 2013, quando a população bradou nas ruas todas as insatisfações. Os movimentos sociais acreditam que para mudar o Brasil, a primeira reforma deve ser a reforma política, "mãe de todas as reformas", como denominam. Porém, as forças conservadoras da política nacional não aceitam as mudanças que irão representar verdadeiros obstáculos para a corrupção e para amoralidades, infelizmente tão comuns no cenário político atual.

A Reforma Política aperfeiçoará a democracia, trazendo uma representatividade fiel ao povo brasileiro no Congresso Nacional, onde hoje dos 594 parlamentares eleitos em 2010, 273 são empresários, 160 compõem a bancada ruralista, 66 são da bancada evangélica e apenas 91 parlamentares são considerados representantes dos trabalhadores, maioria da população brasileira. Além disso, as mulheres - que são maioria na população - ocupam apenas 9% dos mandatos na Câmara dos Deputados e 12% no Senado.

A Associação Divina Providência como parceira da ASA Brasil e como uma instituição que acredita nas propostas de mudança para o nosso país, vem participando das reuniões do comitê de Brumado nas tomadas de decisões e apoio a esse grupo que reúne outros movimentos e entidades que também acreditam num ideal de superação política do nosso país.

Na oportunidade, Wamberg falou sobre as atividades já realizadas pelo comitê de Brumado e convidou toda população brumadense para participar da caminhada que acontecerá na próxima sexta-feira, às 8:00 h da manhã, saindo do CEEP até a feira livre de Brumado e ressaltou a importância das pessoas em votarem por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário