quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ivo de Jesus fala do Projeto FBB no Vozes do Semiárido

Doze mil famílias, dos nove estados do Semiárido brasileiro, estão recebendo cisternas que ampliam o acesso à água para produção de alimentos e criação de pequenos animais. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
O projeto prevê a construção de dois tipos distintos de reservatórios, a depender do tipo da propriedade rural, seis mil calçadões e seis mil enxurradas. Os dois modelos captam água da chuva, têm capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e são construídas perto da casa das famílias. Serão beneficiadas cerca de 60 mil pessoas, em 120 municípios definidos em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A parceria é fruto de um projeto anterior, onde ASA e FBB construíram 60 mil tecnologias de armazenamento de água da chuva com a participação ativa das famílias agricultoras, permitindo que 60 mil famílias possam armazenar água para conviver com os períodos de estiagem.

O projeto, executado em parceria com a ASA – Articulação Semiárido Brasileiro, em 12 meses beneficiou diretamente cerca de 300 mil pessoas em situação de insegurança hídrica em toda região semiárida. Dentre essas 60 mil, a associação divina providência, no período de 05 de maio de 2012 a 30 de julho de 2013, construiu 1.715 cisternas no município de Tremedal.

O programa de “primeira água” com o financiamento da FBB retornou as atividades, prevendo a construção de mais de 20 mil cisternas em todo Semiárido. No segundo semestre de 2013, a Associação Divina Providência, construiu 530 unidades de tecnologias de cisternas de placas para captação e armazenamento de água das chuvas nos municípios de Cordeiros, Tremedal e Maetinga.

E quem conversou conosco sobre o Projeto da FBB, executado pela Divina Providência foi o Coordenador Ivo de Jesus, que falou sobre sua trajetória na entidade desde os primeiros trabalhos da Divina Providência. Durante sua explanação, destacou todas as atividades já desenvolvidas pelo projeto P1+2/FBB que iniciou no mês de abril deste ano e está atuando em Mortugaba, Licínio de Almeida e Rio do Antônio e construirá 100 tecnologias de produção nos municípios citados acima. Além disso, ressaltou a importância desses trabalhos para a transformação da sociedade e lembrou ainda da CEB’s que tanto luta por mudanças para o povo que vive no campo, finalizando com um provérbio africano: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, conseguem coisas extraordinárias”.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário