quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra


A data escolhida é uma homenagem ao quilombo Zumbi de Palmares. O dia é o momento de gerar debates e reflexões sobre o papel dos homens e das mulheres negras na construção da sociedade, nas contribuições culturais, sociológicas, religião, entre diversas outras áreas que levam uma forte contribuição do grupo racial na história.

O Dia Nacional da Consciência Negra, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.

Neste 20 de novembro, data de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, é perceptível que a luta de cor, de raça, credo, celebrações culturais e contra a dominação territorial vem perpassando gerações de famílias, que fazem da palavra resistência uma bandeira para dar continuidade à luta.

Saiba mais:
http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=8778

http://www.casadamulherdonordeste.org.br/noticias-detalhe.php?idNoticia=4383


Ascom: Divina Providência

Nenhum comentário:

Postar um comentário