segunda-feira, 11 de maio de 2015

Divina Providência celebra 18 anos de trabalhos sociais


Diretores, equipes técnicas, comunicadores da Rádio Nova Vida FM celebram os 18 anos da Associação Divina Providência. 
Foto: Arquivo Divina Providência
  “Divina Providência: 18 anos – Colhendo água, semeando conhecimentos!” Este tem sido o lema dos 18 anos da instituição, que trabalha em prol a convivência com o Semiárido, construindo e fortalecendo as lutas do nosso povo, que busca por justiça e dignidade. Para celebrar esses 18 anos de muitas lutas, desafios e conquistas, foi celebrada uma missa em ação de graças na Comunidade Santa Rita em Brumado-BA. Participaram dessa celebração, a diretoria, as equipes técnicas, os comunicadores da Rádio Nova Vida FM, pessoas que fizeram parte da Divina Providência nesses 18 anos e fiéis.


Durante a homilia, Padre Waldech destacou a importância dos trabalhos realizados pela Divina Providência, lembrando que várias famílias da nossa região conquistaram a segurança alimentar através do acesso a água de qualidade. Ressaltou ainda que a Rádio Nova Vida, com as novas instalações atenderá mais pessoas levando informações a toda comunidade. Finalizando a celebração, a presidente da associação, Eliana Aparecida de Castro falou sobre as diversas atividades realizadas em cerca de 35 municípios e lembrou de pessoas que construíram  nossa história nesses 18 anos de trabalho social em prol a promoção humana.

Logo após a celebração, foi inaugurada a nova sede da Rádio Nova Vida, localizada na antiga Igreja Santa Rita, com a benção de Padre Waldech. 



Em seguida, aconteceu um momento de confraternização com a diretoria, equipes técnicas e comunicadores da Rádio Nova Vida FM.

Ivo de Jesus* e Magna Nunes recitaram uma poesia relatando a história da Divina Providência:


Em sintonia com o que nos pede o papa Francisco,
Na Campanha ao serviço em prol do irmão,
Desta entidade de obras assistenciais e sociais,
Faremos um breve histórico de apresentação,
Denominada de Associação Divina Providência,
De Amparo Social e Cristão. 

Pertencente a Paróquia Bom Jesus
Em Brumado, Bahia,
Sua sede tem um trabalho ativo,
Atuando também em outros municípios,
Do território Sertão produtivo,
Se sustenta no sistema de convênios e parcerias,
Sem ter fins lucrativos.

Com atuação relevante
Promove a cidadania popular
Na convivência com o Semiárido
E na segurança alimentar
Estando sempre ao lado dos menos favorecidos
Luta para seus direitos assegurar.

Tem como principal objetivo
Oferecer atendimento e benefícios sociais
Dinamizando projetos que gerem renda
Proporciona capacitações profissionais
Melhorando a vida nos bairros periféricos
E as famílias carentes das comunidades rurais.

Na busca de recursos para sua manutenção
Contamos com órgão do governo
Que mantêm intercambio de mutua colaboração
Não nos esquecendo das doações,
Mensalidades dos associados
E convenio com outras instituições.

Na escola divino Mestre
Desenvolveu um brilhante trabalho
Na área educacional
Ofertando às crianças
Ensino fundamental
Amparando suas famílias
No resgate da convivência social.

E para melhor nos comunicar
Formar e informar
Uma radio comunitária
Conseguimos implantar
Com programas educativos
Fazemos nossa voz ecoar.

Tendo o SENAC como parceiro
Realiza cursos de capacitação
Manicure e cabeleireiro
Artesanato e confecção
Contando ainda com a culinária
Neste projeto de profissionalização.

Na convivência com o Semiárido
Pensando na segurança alimentar
Nomeamos hortas comunitárias
E cisternas, que águas da chuva vão captar
Mobilizando as comunidades rurais
Á uma melhor cultura de subsistência e renda familiar.

Com este breve histórico, procuramos lhe inteirar
Sobre a importância desse trabalho
Que estamos a desempenhar
A historia é longa, aqui não podemos tudo explicitar,
Se ficou alguma dúvida,
Estamos a sua disposição,
É só nos procurar.

As equipes técnicas dos projetos, executados pela Divina Providência fez uma mensagem de agradecimentos a toda à diretoria pelo trabalho prestado, voluntariamente, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida das famílias.

“Nesta festa, plena de significado para nós da Associação Divina Providência, pode ser resumida com duas palavras tão singelas quanto emblemáticas: agradecimento e alegria.

Comecemos pelo agradecimento. Queremos agradecer a todos que trilharam este caminho conosco, nos bons e nos maus momentos, na prosperidade e na dificuldade.

E o fazemos com a humildade própria daqueles que têm a consciência de que nada – absolutamente nada – se constrói sozinho, senão em parceria, em conjunto com o próximo, com sinergia e espírito coletivo.

Temos hoje imensa satisfação de reunir nossos colaboradores e diretores para celebrarmos, juntos a vocês, mais um ano de trabalho em prol da Associação Divina Providência. Nenhum sentido faria ou teria a comemoração sem a presença de todos e de cada um em particular.
Somos profundamente gratos a todos, sem exceção, mas nossa convicção é de que uma associação que se pretende forte e moderna tem dois pilares indispensáveis: seu quadro de colaboradores e seus diretores. A estes, queremos dizer, com absoluta certeza do reconhecimento, muito obrigado!

Neste momento, gostaríamos de registrar o nosso mais profundo agradecimento aos fundadores da Associação Divina Providência na pessoa do Pe. Osvaldino Alves Barbosa, as diretorias anteriores nas pessoas dos presidentes: Dr Claudio Trindade, Srª Artulita Pereira que se dedicaram e dedicam, voluntariamente com o fortalecimento dos projetos sociais executados pela Divina Providência. A atual diretoria na pessoa da Presidente Srª Eliana Aparecida que de forma competente e comprometida, juntamente aos demais, doam seu tempo na construção da promoção da vida humana. Agradecemos ainda aos orientadores que por aqui passaram: Pe. Gilvan Pereira, Pe. José Silva, atualmente o Pe. Waldech Gondim, aos demais padres e as MISSAMI. Nosso muito obrigado a todos vocês!

Chegar até aqui tem sido obra de muita luta e dedicação, com percalços e dificuldades próprios do mundo de hoje, mas também com muitas conquistas e realizações, das quais muito nos orgulhamos.
Como dizia o poeta romano Horácio, “as adversidades despertam em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”.

Somos, por isso, gratos a Deus, que nos concedeu força, serenidade e perseverança para superar as dificuldades e continuar fazendo o caminho, e o caminho, como sabemos se faz caminhando. A Associação Divina Providência se orgulha de ter enfrentado e vencido os desafios.

Queremos nesta noite de comemoração dos 18 anos, dizer que temos muitas, inúmeras razões, para estarmos alegres e felizes. Falamos de felicidade e de alegria plena, completa e incondicional. Se a isso tudo se pode dar o nome de sucesso, então, com a devida humildade, podemos nos considerar uma associação de sucesso. Mas sucesso, insistimos, não é obra de um, ou de outro, nem de uns poucos. Sucesso é obra de muitos, é fruto de trabalho coletivo, de espírito de equipe.

Em nome das equipes técnicas dos projetos: Fundação Banco Brasil, P1+2/MDS, P1MC, Cisternas, Mais Água e da Rádio Nova Vida FM. Nosso “MUITO OBRIGADO”!

Antônio Lúcio Santos, que já fez parte da diretoria da Associação Divina, não pôde está presente na celebração, mas deixou uma mensagem de felicitação. “A Associação Divina Providência, entidade que muito ajuda as pessoas viverem com dignidade e muito me orgulho em ter sido também um dos diretores. E, por falar em dignidade, não poderia esquecer-se de mencionar aqui a Escola Paroquial Divino Mestre que tornara também um departamento da Associação, e foi muito importante na vida das crianças e famílias do bairro Urbis II durante sua existência. Parabéns à Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão. E que o Bom Jesus volva o seu olhar a todos os que estão à frente dos trabalhos”.

Parabéns Divina Providência!

* Autor da poesia que conta a história dos 18 anos da Associação Divina Providência.

Por Luciane Barros
Comunicadora Popular
P1+2/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário