segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Programa Vozes do Semiárido discuti sobre criação de animais e estocagem de alimentos

A convivência com o Semiárido tem confrontado as concepções de combate à seca e possibilitado a constituição de outro olhar sobre as formas de se relacionar com a natureza, aprendendo com ela e abrindo caminhos para oportunidades nas diversas dimensões da vida que não eram sequer sonhadas pelos/as camponeses/as. Conviver com o clima e enfrentar as adversidades da região semiárida tem possibilitado aos povos do sertão viver com mais dignidade.

A criação de pequenos animais no semiárido consiste em uma das principais alternativas de geração de renda para a agricultura familiar dentro de um sistema produtivo diversificado. É uma atividade produtiva que inclui as mulheres, fortalecendo as relações sociais de gênero, e contribui fortemente para a segurança alimentar das famílias. A alimentação dos animais nos períodos de estiagens e principalmente de secas prolongadas é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores familiares dessa região. 

A estocagem de alimentos para os animais é, portanto, imprescindível para uma melhor convivência com o semiárido. E para esclarecer algumas dúvidas sobre a criação de animais e estocagem de alimentos para o período de estiagem, Marlúcio, animador do Projeto Fundação Banco do Brasil, falou no Programa Vozes do Semiárido, sobre as diversas formas de convivência, adotando as medidas fundamentais para que o agricultor/a possa estocar os alimentos para os animais.

Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário