quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Famílias agricultoras de Brumado e Rio do Antônio trocam experiências na Escola Família Agrícola de Caculé


Agricultores/as trocam experiências com técnicos da Escola Família Agrícola.
Foto: Luciane Barros
Nos dias 03 e 04 de setembro, aconteceram três intercâmbios intermunicipais na Escola Família Agrícola de Caculé, envolvendo famílias agricultoras das comunidades 
Boa Sorte, Guará e Curral Velho, município de Rio do Antônio e Boi Morto, Floresta e Casado, município de Brumado, que conquistaram as tecnologias de produção do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro, executado pela Associação Divina Providência.

O intercâmbio é um momento de vivências entre pessoas com o objetivo de passar e receber informações. Essas atividades vêm sendo realizados para permitir a troca de experiências entre famílias agricultoras. Porém, o que os agricultores e agricultoras conhecem em uma localidade, podem ser implantadas em suas propriedades.


Famílias agricultoras ficam encantados com as hortaliças.
Foto: Tatiana Lopes
Seu Antônio Carlos, participante do intercâmbio e morador da comunidade Floresta, ressalta com alegria a beleza cultivadas pelos alunos da escola: “Estou satisfeito e muito emocionado com o que vi essa visita e o que mais me encantou foram os canteiros e pretendo mostrar para as pessoas o que aprendi aqui, fazendo o mesmo em minha propriedade”, afirma.

A agricultora Ana Borges, da comunidade Casado, relata que ao chegar em sua comunidade irá partilhar tudo que vivenciou nesse intercâmbio com sua família e vizinhos. “Conversamos bastante e trocamos muitas experiências, portanto, tenho que partilhar tudo que vi aqui na escola”, destaca a agricultora. 

O P1+2 promove intercâmbios de agricultor para agricultor e deles com os técnicos. O saber popular, somado ao conhecimento técnico geram soluções inovadoras com impactos positivos na vida das famílias. Esses momentos de partilha acontecem entre comunidades, municípios e territórios. 

Rafael Ribeiro explica como prepara a terra para o plantio.
Foto: Luciane Barros

Agricultores/as dos municípios de Brumado e Rio do Antônio  e
equipe técnica da Divina Providência.
Foto: Luciane Barros


Por Luciane Barros
Comunicadora Popular
P1+2/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário