sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Programa Vozes do Semiárido discute sobre o combate ao mosquito aedes aegypti


 
Luciane Barros, Dr Fábio Azevedo e Laís Carvalho
O Programa Vozes do Semiárido, dessa sexta-feira (26), contou com a participação do Médico Veterinário, Dr Fábio Azevedo - Coordenador de Endemias da Vigilância Epidemiológica de Brumado, que falou sobre a atual situação das doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti em Brumado.

Segundo Dr. Fábio Azevedo, desde o início do ano foram notificados 251 casos de zika vírus, 71 de dengue e dois da febre chikungunha. Ele destacou a importância dos agentes para o combate do mosquito. “Os agentes de endemias têm o papel de tratar dos criadores, eliminando o que pode ser eliminado, além de orientarem os moradores, assim como os agentes comunitários de saúde, que além de trabalhar com outros programas, também nos ajudam na parte educativa da dengue, chikungunha e zika”, afirma.


O coordenador ainda ressalta que os moradores devem receber bem esses agentes e que todo cidadão deve verificar suas residências, pelo menos, uma vez por semana, eliminando o foco. 

O mosquito se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença no Brasil.


Por Luciane Barros 
Comunicadora Popular 
Associação Divina Providência

Nenhum comentário:

Postar um comentário